Segurança Viária

A segurança viária trata-se de um tema bastante discutido pela sociedade, mas pouco é feito, de fato, para aumentar o nível de segurança nas vias brasileiras. Em contrapartida, o número de emplacamentos de veículos no Brasil passou por um crescimento acentuado nos últimos anos, e apesar da crise econômica continua crescendo, ainda que em menor proporção.

Analisando a figura 01 que apresenta o crescimento da frota no Brasil entre os anos de 2000 a 2015, é possível visualizar um crescimento acentuado de aproximadamente 200%. Sendo que, a categoria de maior crescimento no período foi a de motocicletas que registrou aproximadamente 500% de crescimento.

 

sv_01

Figura 01 – Crescimento da frota de veículos por tipo e ano.

Paralelo ao crescimento da frota tem-se a triste realidade brasileira quanto à violência no trânsito, que ocorre em sua maioria, pela falta de educação dos motoristas.

A figura 02 apresenta o número de vítimas em acidentes de trânsito discriminado por modal (ano 2014) e a evolução anual de acidentes fatais por habitantes.

sv_02

 

Figura 02 – Número de mortes por modal/ano.

Analisando o gráfico de mortes por modal apresentado na figura 02 percebe-se que, atualmente, no Brasil a categoria de veículos que mais mata é de motocicletas que por sua vez é aquela com o maior crescimento em vendas nos últimos anos.

Essa violência causa entre tantos danos um elevado custo para a sociedade. Na figura 03 é possível visualizar a evolução dos custos por ano que atingiu em 2014 o valor de 56 bilhões de reais entre impactos sociais e econômicos, nos acidentes de trânsito por todo o Brasil.

sv_03

Figura 03 – Custo dos acidentes

Ao comparar o Brasil com outros países, são registradas aproximadamente 500 mil mortes/ano em todo o mundo, sendo que apenas no Brasil são registradas aproximadamente 45 mil mortes/ano (incluindo óbitos após 24hs do acidente). Portanto, cerca de 9% dos acidentes mundiais de trânsito ocorrem no Brasil, onde para cada 10.000 veículos, morrem 7 pessoas. No Japão esse número cai para 1,5 pessoas.

Ao analisar os dados apresentados, fica uma questão intrigante: “Por que o número de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito no Brasil é tão elevado?”

Referência:

Observatório Nacional de Segurança Viária: http://iris.onsv.org.br/

Federação Nacional da Distribuição de veículos Automotores: http://www.fenabrave.com.br

O curso ideal para você
Saiba mais: http://www.ipog.edu.br/curso/engenharia-arquitetura/mba-infraestrutura-de-transportes-e-rodovias/

    Saiba mais: https://www.ipog.edu.br/curso/gestao-negocios/mba-executivo-em-logistica-de-distribuicao-e-producao/