Transporte e Meio Ambiente – A Preocupação Internacional

Iniciaremos aqui uma série de artigos voltados para o tema transporte e meio ambiente.

No passado, quando se começou a discutir sobre meio ambiente e sua preservação na área de transporte o tema era sempre abordado de forma mais abrangente, referenciando a fauna e flora. Este assunto era debatido em eventos onde participavam principalmente países desenvolvidos, de modo que, com a evolução do tema foram incorporadas subáreas que passaram a tratar de itens como: uso e ocupação do solo, recursos naturais, urbanização e transporte, dentre outros.

Abaixo são listados alguns dos principais eventos internacionais sobre o assunto;

  • 1979: Primeira conferencia mundial sobre o clima, em Genebra na Suíça;
  •  1992: Rio 92 com a adoção da convenção sobre diversidade biológica e da Agenda 21;
  • 2002: Conferência mundial em Johanesburgo, África do Sul, sobre mudança climática;
  • 2012: Rio+20 conferência das ONU sobre desenvolvimento sustentável.

A preocupação com o meio ambiente está relacionada ao agravamento de algumas condições ambientais, decorrente do processo de industrialização e urbanização. Desde o início do período de industrialização mundial a emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera só tem aumentado e grande parte desse aumento esta relacionado à utilização de meios motorizados de transporte que utilizam combustíveis fósseis e que aumentaram nas últimas décadas.

Observando as grandes e médias cidades é perceptível o aumento dos problemas de saúde decorrentes da poluição gerada em função do tráfego urbano. A figura 1 demonstra esta poluição na cidade de São Paulo.

Figura 1 – Poluição na cidade de São Paulo 

Pensando logicamente, se países como China e Índia, que juntos somam mais de 2 bilhões de habitantes, acompanharem o nível de poluição dos países desenvolvidos, a Terra não terá  como comportar tal situação.

Portanto a mudança é necessária e precisa estar aliada à tecnologia, fabricando cada vez em maior número veículos menos poluentes, que sejam abastecidos através de energia limpa, dentre outras evoluções.

Figura 2 – uma nação sustentável e ecologicamente correta 

Vimos que as ideias e iniciativas de preservação do meio ambiente são relativamente novas quando comparadas ao tempo que poluímos o nosso planeta. Acredito que estas iniciativas irão aumentar com o decorrer dos anos e quem sabe no futuro conseguiremos curar esta doença criada por nós mesmos e nos transformaremos em uma nação sustentável e ecologicamente correta.

 

Referencia

VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara de. Transporte e meio ambiente: conceitos e informações para análise de impactos. São Paulo: Edição do Autor, 2006.

 

O curso ideal para você
Saiba mais: http://www.ipog.edu.br/curso/engenharia-arquitetura/mba-infraestrutura-de-transportes-e-rodovias/

    Saiba mais: https://www.ipog.edu.br/curso/gestao-negocios/mba-executivo-em-logistica-de-distribuicao-e-producao/